quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Treino Sanitário do cachorro

Hoje deixamos aqui algumas dicas sobre um eterno e primordial problema de todos os donos de cachorrinhos: “como educo o meu cachorro a fazer as suas necessidades no sítio que eu quero??”

Os cães são naturalmente asseados e não sujam voluntariamente as suas áreas de dormir. Gostam da rotina de urinar em locais específicos. O papel dos donos passa por intervir e decidir onde deve ser esse local (inicialmente em casa num jornal, e mais tarde no exterior, durante os passeios periódicos).


O treino do jornal

Após comer, beber, brincar ou acordar, são os momentos mais “críticos” em que a bexiga e os intestinos do cão necessitam de ser “esvaziados”. Os cachorros novos têm necessidades diferentes dos cães adultos, e precisam de ser aliviados mais frequentemente... por isso deve ser paciente com o seu cachorro quanto aos característicos “acidentes” que vão acontecer até que ele esteja convenientemente treinado. Limpe-os com um desinfectante eliminador de odores... (não use produtos amonicais, pois estes podem lembrar ao cachorro do cheiro da sua própria urina.

Farejar o chão é muitas vezes o único sinal que o cachorro dá como forma de sinalizar que precisa de urinar ou defecar. Alguns cachorros farejam e ao mesmo tempo correm em círculos freneticamente. Quando detecta este tipo de comportamento tem apenas alguns segundos para intervir. Agarre rapidamente o cachorro e coloque-o sobre o jornal (este material é o melhor porque é barato, e muito absorvente). Pode manter um pedaço de jornal sujo com um limpo, a fim de proporcionar ao cachorro o seu próprio odor e encorajá-lo a usar o jornal nas vezes seguintes.

Elogie o cachorro depois de ele ter urinado no jornal. Não discipline um cachorro depois de ele ter sujado o chão, e nunca lhe coloque o nariz na “porcaria”... ambas as acções são inúteis e farão com que o cachorro tenha medo de si.

O treino do exterior

Um cachorro mais velho pode ser treinado para a fazer as suas necessidades no exterior. Aprenda a reconhecer os sinais aviso, de forma a saber quando o deve libertar. Com o tempo, ir ao exterior para fazer as necessidades transformar-se-á num hábito para o cachorro. Ao encontrar o sítio certo, o cachorro urina, mas esta é ácida e queima a erva, deixando marcas castanhas. Treine o seu cachorro no sentido de ele fazer as suas necessidades quando e onde você quer.

Dado que os dejectos dos cães são esteticamente desagradáveis e acarretam um perigo para a saúde pública (veículo de transmissão de parasitas) deve limpá-los sempre depois do seu cão os fazer.

Boa sorte!!

0 comentários: