quinta-feira, 18 de março de 2010

Dirofilariose!! A doença da "lagarta do coração"...


A dirofilariose, mais conhecida como "doença da Lagarta do coração", é provocada por um parasita chamado Dirofilaria immitis.
Esta doença desenvolve-se quando um mosquito pica um animal infectado (principalmente os cães) e ingere as microfilárias (parasita num estado inicial do seu desenvolvimento). Estas pequenas larvas permanecem no organismo do mosquito e são transmitidas a cães saudáveis quando estes são picados pelo mesmo mosquito.
                                         
As microfilárias são depositadas neste novo cão, onde permanecem na pele durante 3 ou 4 meses, seguindo depois através da corrente sanguínea até ao coração. E é aqui que reside o principal problema!! É nesta fase que os parasitas se desenvolvem e atingem o estado adulto, apresentando a forma de larvas que podem atingir os 30 cm de comprimento!! Por outro lado, também aqui começam a reproduzir-se dando origem a novas formas imaturas (microfilárias) que são libertadas na corrente sanguínea... ficando assim "disponíveis" para que novamente os mosquitos as ingiram e as possam transmitir a outros cães saudáveis!! É um "ciclo vicioso"!!

A dirofilariose pode aparecer em qualquer idade e em qualquer raça!, sendo que os cães que se encontrem predominantemente ao ar livre estão sob maior risco!!

Os animais infectados podem viver muito tempo sem demonstrarem qualquer tipo de sintomas, enquanto os parasitas se desenvolvem e reproduzem em grande escala. Mas mais tarde... os animais apresentam-se cansados, têm a respiração acelerada ou tosse, perda de peso ou ascite, mais conhecida como barriga de água... tudo problemas inerentes à insuficiência que ocorre pela presença dos parasitas adultos no coração.
O diagnóstico da dirofilariose é feito através de um teste rápido com uma pequena gota de sangue, mas o tratamento é prolongado e dispendioso... Por isso a melhor forma de contornar a dirofilariose é investir na prevenção!!
Em zonas como a de Coruche (em que a presença de mosquitos é uma constante durante as estações quentes), a prevenção não deve ser menosprezada em nenhuma situação!! Todos os cães com mais de 6 meses devem fazer a prevenção, principalmente a partir de Março/ Abril e até Outubro.

Nos cães adultos podemos aplicar uma injecção no início do tempo quente que mantém o seu animal protegido durante pelo menos 6 meses, ou dar um comprimido mensalmente. Contacte o seu Médico Veterinário.

0 comentários: