quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SAÚDE ORAL DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO


A boca pode ser alvo de várias doenças nos animais domésticos com consequências diversas para a saúde do animal.

    Sintomas de doença da cavidade oral em animais domésticos:


-    Odores desagradáveis provenientes da boca;


-    Dor/dificuldade na mastigação;


-    Dificuldade na deglutição;


-    Falta de apetite;


-    Úlceras na mucosa bucal;


-    Alterações de comportamento;


-    Perda de peso;


    -    Perda de sangue pela boca;

 

-    Massas / assimetrias do focinho;

-   Corrimento nasal.

 

 

    PERIODONTITE

 

 




  • É a doença mais comum em animais domésticos afectando 85% dos cães com mais de 3 anos e 80% dos gatos com mais de 5 anos.
  • A periodontite desenvolve-se a partir de da formação de placa dentária. A placa dentária é constituida por restos e comida, bactérias e saliva que se acumulam na margem da gengiva. As bactérias multiplicam-se na placa dentária criando sub-produtos que por sua vez provocam uma resposta inflamatória - Periodontite.
  • Com o tempo ocorre a deposição de sais de cálcio na placa dando origem à formação de tártaro, de consistência dura e que só pode ser removido com ajuda veterinária.
  • À medida que as bactérias e a periodontite progridem, as estruturas que envolvem o dente começam a ser destruidas e o dente perde estabilidade e adquire mobilidade culminando com a sua perda.
  • Além disso algumas bactérias conseguem invadir outros orgãos como o coração e os rins podendo provocar problemas mais sérios.
  • Para interromper este processo é necessário remover o tártaro através de ultra-sons, extrair dentes inviáveis e que sejam alvos de deposição de tártaro e iniciar um programa de profilaxia com o uso de pasta dentifrica regularmente.
  • Os procedimentos médicos dentários necessitam que o animal seja submetido a anestesia geral. Por esta razão, e uma vez que as doenças da boca afectam muitas vezes doentes mais velhos, torna-se importante a realização de uma anestesia segura e vigiada.
  • Os cuidados médicos dentários podem aumentar a qualidade de vida do seu animal e até mesmo prolongá-la.
Como prevenir o aparecimento de doenças dentárias?
 A forma mais simples de prevenir o aparecimento desta doença, é a escovagem diária dos dentes com produtos especificos e adequados.
Com a escovagem diária há uma remoção de alimentos depositados nos dentes, e da placa bacteriana, revertendo assim o processo de aparecimento de gengivites.

Alimente o seu animal com uma ração balanceada, com menor quantidade de carbohidratos e menor densidade ( mais duros), o que irá provovar a remoção mecânica parcial da placa bacteriana. Evite dar-lhe comidas caseiras, doces ou farináceos.
Existem algumas rações com com substâncias que neutralizam o cálcio, o principal mineral responsável pela formação do cálculo dentário (tártaro).

Dê ao seu animal brinquedos bocais, roedores e snacks, brinquedos de borracha rigida e biscoitos fazem a remoção parcial da placa bacteriana, e logo também ajudam.
Visite o seu Médico Veterinário pelos menos 2 vezes por ano, para um exame bocal.

 



Importante:
Muitas vezes a dor e a sensibilidade na cavidade oral faz com que o seu animal pare de comer, mesmo tendo fome.
Conclui-se que aqueles dentes “amarelados” e o “mau hálito” dos nossos animais não são tão inocentes assim.
Na verdade, a doença periodontal é um “mal silencioso”, porque o animal só vai manifestar sintoma quando estiver em estado avançado.


Se iniciar desde tenra idade a higiene oral do seu animal, mais facilmente ele irá habituar-se a esse procedimento, e evitará o aparecimento de problemas orais e na sua saúde.


Como dono responsável do seu animal de estimação é importante que lhe ofereça um tratamento dentário, tanto profissional em veterinários especializados em odontologia veterinária, como em sua casa.



 




 

 

 

0 comentários: