sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Um, não!! Dois cachorros...

Hoje apresentamos dois cachorros lindos, adoptados com uma semana de intervalo...
Este é o Mozart, e esta é a Estrela!! Dois “manos adoptivos”, dois amigos de brincadeira, dois companheiros para os seus donos!!

O Mozart, um Retriver de Labrador veio à consulta a primeira vez para ser vacinado depois de ter sido desparasitado pelo seu criador. No dia seguinte, apareceu abandonada à porta dos donos do Mozart, a Estrela, uma cachorrinha linda de raça indeterminada (algures entre o Rafeiro Alentejano e o Cão serra da Estrela...), com ar de quem tinha acabado de sair da sua ninhada... A Estrela era muito pequenina e estava a precisar de uma família!! A “família” do Mozart nem pensou duas vezes, e vieram rapidamente com ela à nossa clinica para desparasitar. Uma semana depois, e já habituada à sua nova família e ao seu companheiro inseparável, veio iniciar o protocolo de vacinação... e aí estão eles prontos para crescerem saudáveis!!

Aproveitamos para chamar a atenção para algumas particularidades da adopção de dois cachorros... ou da adopção de um segundo cachorro quando já se é dono de outro.
Os cães são animais sociais, e a tendência natural é que eles se adaptem bem um ao outro. Desde que, no entanto, os donos saibam lidar com a organização dos cães, respeitando a hierarquia que eles estabelecem entre eles. A principal causa de brigas entre cães da mesma casa é o dono que não percebe a hierarquia, contrariando-a. Com isso os cães brigam, para deixar claro para o dono quem é o líder e que é o liderado naquela “matilha”.

Principais aspectos que devem ser considerados:
• Deve analisar se há espaço suficiente na sua casa para ter dois cães...
• A questão financeira. Ter dois cães irá aumentar (consideravelmente) os gastos, principalmente trantando-se de cachorros, pois estes vão com mais freqüência ao veterinário, em função das primeiras vacinas.
• Alimentação, não só porque gastará o dobro de ração, como terá que comprar dois tipos de ração (se os animais forem de idades diferentes, ou tiverem necessidades diferentes).
• Pense se tem tempo e amor suficiente para suprir as necessidades de dois cães...
• Qual a raça que melhor se adequa à sua vida, ao cão que você já tem, ao seu estilo de vida, etc.

Sexos diferentes, ou 2 cães do mesmo sexo?
• Macho + Macho: é a combinação mais arriscada, pois se a liderança entre eles não for absolutamente resolvida, vai haver de tempos a tempos uma tentativa do liderado para se tornar no líder. Se, no entanto, eles tiverem temperamentos nitidamente opostos, sendo um dominante e o outro submisso, não haverá muitos problemas.
• Fêmea + Fêmea: as fêmeas costumam estabelecer a liderança de forma mais rápida, e sem disputas eternas. Uma vez estabelecida esta liderança, ele será sempre respeitada. A menos que haja algum problema de temperamento provocado pela ocorrência do cio de uma delas...
• Macho + Fêmea: Ter um casal pode ser a opção ideal, desde que possa separá-los quando a fêmea entrar no cio; ou que opte pela solução cirúrgica num dos dois (esterilização).

0 comentários: